Produção musical à distância

"Artigos", by: - 08/06/2017

Release

Se você não mora no Rio de Janeiro, isso não é impedimento para trabalharmos juntos. Hoje com a globalização é muito comum realizar trabalhos à distância, via internet. Dessa forma tenho trabalhado para vários estados do Brasil e até fora do Brasil. É possível realizar sua produção até mesmo sem sair da sua cidade!

Basicamente os processos são os mesmos de uma produção convencional, só que as conversas são realizadas por Skype, WhatsApp, telefone ou e-mail. O envio do material pode ser feito via e-mail ( e assim é feito até mesmo por pessoas que moram perto! )  e o bate papo para que eu absorva suas ideias via WhatsApp ou Skype. As prés são enviadas para avaliação também via e-mail.

O grande diferencial ocorre no momento da gravação de voz porque, de fato, esse é o único momento onde a presença do artista no estúdio é necessária, afinal, ele precisa cantar! Porém, o que tenho feito e obtido muito sucesso é indicar ou procurar junto com o cliente um estúdio em sua cidade mesmo, que possua estrutura suficiente para realizar as gravações de voz em cima do Playback que eu enviar. Essa estrutura se resume a um bom microfone, uma boa plataforma de gravação e uma sala com boa acústica. Se o estúdio possuir um bom pré-amplificador, ótimo! Depois o técnico do estúdio contratado enviará pra mim o material gravado bruto, sem qualquer tipo de processamento ou efeitos, totalmente “flat” para que seja encaixado na base produzida aqui por mim. O diferencial numa produção que é a experiência e a concepção musical e de mercado, estará sempre preservada aqui.

Se o cliente desejar viajar até Petrópolis, poderá vir até meu home studio num dia previamente agendado. Geralmente um ou dois dias no máximo são suficientes para gravar até 10 músicas. Custos de deslocamento e hospedagem ficam por conta do cliente. Obviamente dou todo suporte na escolha de um bom hotel ou pousada com custo acessível.

Uma opção menos frequente é eu viajar até onde o artista reside ( disponibilidade a combinar ). Nesse caso, todos os custos com estadia, alimentação, traslados e passagem aérea ficam por conta do cliente. Possuo um kit portátil de gravação, em que conecto o mesmo microfone que uso no dia a dia. A qualidade deste setup é a mesma da que tenho instalada no estúdio fixo. O que vai determinar a necessidade ou não de alugar horas de um estúdio é a acústica. Se o cliente possuir uma sala acusticamente viável, pode até ser utilizada, isso depende de analise que só pode ser feita caso a caso.

As outras etapas são exatamente as mesmas de uma produção convencional.

Deixe seu comentário (0)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *